OS BENEFICIOS DE DESENHO VÃO. ALEM DO REXAMENTO
Bem antes dos livros para colorir, você provavelmente já fez rabiscos num caderno ou folha de papel para passar o tempo, sem talvez perceber que esta atividade era bastante relaxante. E não é à toa que muitos pais dão lápis e papel para as crianças quando elas estão muito agitadas, e os pequenos ficam comportados por horas, focados em seus rabiscos.
Pois é, você não precisa exatamente comprar livros de colorir para desestressar: desenhar também acalma. Ao fazer uma pausa e focar na atividade de desenhar, você se esquece dos problemas, principalmente se estiver em um ambiente tranquilo. Segundo o artista especializado em desenhos realistas, Reginaldo Borges, além de relaxar, também é muito empolgante ver o resultado a cada novo desenho, e essa sensação incentiva você a fazer desenhos cada vez melhores.
Desenho Cataguases
Desenho de Cataguases na década de 60, por Reginaldo Borges.
Ao desenhar recorre-se ao hemisfério direito do cérebro, que é considerado o emocional e leva ao raciocínio criativo e intuitivo. Por isso, além de de desestressar, esta atividade também ajuda a desenvolver habilidades como a criatividade, a emoção e a percepção, pois você começa a observar mais os objetos, as pessoas, as paisagens e a imaginar que tudo pode virar um bela obra de arte. De acordo com Reginaldo Borges, você vai aprender que o poder da criação não tem limites.
E pode ser que você se anime tanto com a arte de desenhar, que queira aprender a fazer isso de forma profissional. Mas será que é preciso ter o dom para aprender a fazer belas criações? Reginaldo explica que o dom ajuda sim, mas não é essencial. Segundo ele, se você se dedica a aprender, a praticar sempre e, acima de tudo, gosta desta atividade, pode se tornar um excelente artista. Para se aprofundar na atividade, é possível encontrar cursos de desenho na maioria das cidades, além de cursos online e DVDs com videoaulas de artistas renomados. Mas, embora o curso ensine todas as técnicas, é imprescindível colocar a mão na massa. Lembre-se: a prática leva à perfeição.
* Se você gosta de desenhos realistas ou quer conhecer o trabalho do artista Reginaldo Borges, acesse: http://reginaldodesenhosrealistas.blogspot.com.br/.
Qual a importância de aprender a desenhar?
por Laerte Galesso
(Professor e Diretor da ABRA)
Muita gente se pergunta: Qual a importância de aprender a desenhar?
Como resposta a esta pergunta, eu digo que aprender a desenhar é, sem dúvida, uma atividade prazerosa e relaxante, contribui para o aumento da autoestima, que melhora na medida em que o progresso acontece, melhora a habilidade manual e a percepção visual, amplia o conhecimento sobre artes, entre outros benefícios.
Além disso, o desenho pode ser também aplicado como atividade profissional, pois existem hoje cerca de trinta profissões ligadas, de alguma forma, ao Desenho, notadamente nas áreas de Moda, Arquitetura, Comunicação Visual, Design, Artes Plásticas, Educação Artística, Docência, Cartum, Arte de Rua, Computação Gráfica, entre outros (veja aqui trinta profissões para quem desenha).
Bem, mas aí vem aquele velho tabu que diz que para aprender a desenhar é preciso ter “dom”.
Para esta afirmação, eu costumo esclarecer que isso é um mito, que vem desde o tempo em que predominava o desenho realista, que era a base para as artes visuais, como a Pintura e a Escultura.
Até a invenção da Fotografia, que ocorreu por volta de 1840, o desenho e a pintura eram os meios usados para retratar as épocas. Então, essas representações tinham que ser mais próximas possíveis da realidade. Assim, quem não conseguia desenhar “academicamente perfeito” estava fadado ao fracasso para as artes.
Depois que o processo fotográfico foi criado, o Desenho e a Pintura perderam essa finalidade e muito achavam que a Pintura iria acabar. Mas, pelo contrário; com o Desenho e a Pintura livres desse compromisso, os artistas buscaram novas maneiras de se expressar. Esse processo coincidiu com um Movimento, criado por um grupo de artistas franceses, batizado pejorativamente de “Impressionismo”, no qual os artistas não mais ficavam presos aos padrões acadêmicos e ao interior de seus ateliers e saíam para o campo, buscando captar o momento efêmero da luz. Para isso, pintavam a partir de pinceladas rápidas e soltas, com as cores puras misturadas diretamente na tela. Essa nova modalidade abriu caminho para a Arte Moderna e todos os Movimentos do Século XX. (saiba mais sobre o Impressionismo).
O desenho deixou de ser obrigatoriamente a base da Pintura e seguiu como uma forma independente de expressão, livre daqueles padrões acadêmicos. Isso possibilitou que mais pessoas pudessem se expressar através do Desenho e da Arte, de uma maneira geral.
É claro que o desenho realista (1) – ou mesmo hiper-realista (2) - continua tendo grande importância no processo de aprendizagem e na Arte. E, ainda hoje, para muitas pessoas, aprender a desenhar significa fazer uma representação perfeita da realidade. Mas, isso há muito tempo deixou de ser uma “necessidade”.
O que eu quero dizer, é que o fato de uma pessoa não conseguir ou não querer fazer esse tipo de representação, não desabilita essa pessoa de produzir desenhos criativos e expressivos, ou seja, você pode sim elaborar desenhos – figurativos (3) ou abstratos (4) – usando linhas, formas, volumes, cores e texturas, sem ter que, necessariamente, seguir os padrões realistas.
Portanto, o aprendizado do Desenho depende muito da finalidade e, principalmente, da personalidade do aluno. Ou seja, não adianta “forçar” o aluno a aprender o desenho realista, se suas tendências e personalidade estão mais direcionadas para um desenho mais solto e expressivo.
Por isso, na hora de escolher um curso, é importante saber qual é o nível do seu orientador, com relação a esses aspectos e, principalmente, a cerca do entendimento psicológico, psicomotor, das reais condições e necessidades do aluno. Caso contrário, todo o processo ficará comprometido, desestimulando o aprendiz que, por falta de capacidade de julgamento, se sentirá incapaz.
(1) Desenho Realista – tipo de representação que tenta se aproximar do mundo real.
(2) Desenho Hiper-realista – desenho extremamente realista, que se confunde com a fotografia.
(3) Desenho Figurativo – tipo de desenho que tem elementos reais, mas que apresenta deformações e alterações, visando transmitir mensagens, emoções e um estilo pessoal.
(4) Desenho Abstrato – desenho elaborado com linhas e formas, composto de elementos não reconhecíveis pelo homem.
Desenho Livre ou Desenho Técnico?
Normalmente, o desenho se divide em duas modalidades: o Desenho Livre e o Desenho Técnico. Independentemente da área de atuação, uma boa base de desenho livre é sempre recomendada, para que você conheça os principais fundamentos do desenho, adquira habilidade manual e melhore sua percepção visual. Neste caso, recomendo um bom curso de Desenho Básico. Posteriormente, se você pretende ingressar na área de Projeto, Arquitetura, Design de Interiores, Paisagismo, Cad, Mecânica, Desenho Industrial ou Design de Móveis, o curso de Desenho Técnico é imprescindível.
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O poder do desenho
Querendo ou não, nossa vida nos leva a tomar constantes decisões nas quais acabamos deixando de lado as emoções, intuição, criatividade, a capacidade de ousar soluções diferentes e de ver o mundo sob um olhar diferente. Tal atitude deve-se ao fato de que fomos condicionados, assim como a maioria das pessoas, a pensar e agir com base num raciocínio lógico, linear e seqüencial.
Utilizamos mais o hemisfério esquerdo do cérebro, o qual é considerado o racional, enquanto deixamos o hemisfério direito, emocional, atrofiar, fazendo-nos perder ou pouco usufruir dos benefícios contidos nele, como a imaginação criativa, a serenidade, visão global, facilidade de memorização, dentre outras habilidades.
O desenho é a primeira representação gráfica utilizada pelas crianças. Desenhar é um ato inteligente de representação que põe forma e sentido ao pensamento e ao conteúdo que foi assimilado. O desenho é ferramenta essencial do processo de desenvolvimento da criança e não deve ser entendido como uma atividade complementar, ou de divertimento, mas como uma atividade funcional.
Ao desenhar recorre-se ao lado direito, que processa informações de uma forma diferente e é quase sempre obscuro e pouco utilizado. O desenho leva ao raciocínio criativo e intuitivo. A maneira tradicional pela qual a escola trabalha não estimula suficientemente a visão espacial dos alunos, pois tem privilegiado o desenvolvimento dos atributos do hemisfério esquerdo: a lógica, a racionalidade, a abstração, o simbolismo, o que implica em dificuldades na aprendizagem de determinados conteúdos que necessitem das habilidades do hemisfério direito.
Fonte imagem: Samira Daher
Partindo deste pressuposto foi realizada uma atividade com alunos de 1° e2° séries do Ensino Fundamental de um colégio estadual de Curitiba
Foi escolhida previamente uma história infantil, no caso da atividade realizada foi escolhida a história do Saci-Pererê
A narrativa da história foi gravada e para ouvi-la os alunos se acomodaram na sala com as luzes apagadas, no chão ou em suas carteiras, da forma que lhes fosse mais confortável. Após ouvir a história, foi realizada uma conversa sobre a mesma, procurando ressaltar sobre o que entenderam, o que mais gostaram ou o que aprenderam sobre o que ouviram.
Em seguida os alunos foram levados a um pequeno bosque da escola e, sentando-se onde acharam melhor, foi proposta a atividade de desenhar algo da história, utilizando para isso folhas de papel sulfite e lápis colorido. O referido desenho deveria conter elementos observados no bosque e elementos da história imaginados ali, de acordo com a criatividade de cada um. Para que a atividade fosse desenvolvida com calma, foi escolhida uma música de relaxamento para os alunos ouvirem, pensando num momento mais tranqüilo e com maior concentração.
os alunos realizaram a tarefa e pôde-se observar a criatividade e a facilidade que a grande maioria das crianças nessa idade têm em se expressar através do desenho à mão livre. Detalhes pouco percebidos na história foram representados através do desenho por alguns e é interessante ressaltar que surgiram diferentes tipos de percepções do que foi ouvido. Dois alunos elaboraram uma espécie de história em quadrinhos, obedecendo à ordem específica dos acontecimentos narrados, bem como integrando os dois ambientes: o real e o imaginário. Pode-se dizer que a música ajudou nessa concentração e até mesmo na criatividade.
O método desenvolvido por Betty Edwards, artista plástica, doutora em artes e professora de desenho da Universidade Estadual da Califórnia, utiliza técnicas que estimulam a utilização do hemisfério direito, normalmente adormecido na maioria das pessoas, provocando um desbloqueio da "veia artística", abrindo um campo de amplas possibilidades.
De acordo com Edwards (2005), o processo de desenhar está interligado com a capacidade de “ver” (percepção). E este está relacionado ao desenvolvimento das cinco habilidades básicas necessárias à capacidade de percepção: desenho de meros contornos (percepção de arestas); espaços negativos e formas positivas (percepção dos espaços); proporção e perspectiva (percepção dos relacionamentos); luzes e sombras (volumes) e o gestalt (que é a percepção do todo ou sistema de leitura visual da forma). A última habilidade não é ensinada nem apreendida, ela parece simplesmente surgir como resultado da aquisição das outras quatro.
Há a necessidade também de se ter consciência das habilidades básicas adicionais necessárias ao desenho criativo e expressivo: desenho de memória, o desenho a partir da imaginação e naturalmente as técnicas de desenho.
De acordo com Edwards (2005): “... Quase ninguém percebe que muitos adultos desenham como crianças e que muitas crianças desistem de desenhar aos nove ou dez anos de idade. Ao crescerem, essas crianças tornam-se os adultos que dizem que jamais souberam desenhar e que são incapazes de traçar uma linha reta.” Isto porque, é em torno dos dez anos de idade que se completa a Laterização, que é a consolidação de funções específicas num hemisfério ou no outro, que se processa gradualmente durante a infância, paralela à aquisição de aptidões lingüísticas e com o período do conflito infantil (quando o sistema de símbolos parecem se sobrepor às percepções e interferir com desenhos exatos deles).
Aprender a desenhar é algo mais que aprender a habilidade em si mesma, ou apenas representar o que se vê, mas da forma com que se vê e os sentimentos que podem ser expressos. Isto é um ato de liberdade, que é preciso incentivar nas crianças, para que cresçam desenhando, e não percam este incentivo à criatividade.
Adaptado do artigo: http://www.degraf.ufpr.br/artigos_graphica/ACONTRIBUICAODODESENHO.pdf
Até mais!
OS BENEFÍCIOS DO DESENHO PARA A SAÚDE
POSTED ON 25/09/2015 BY DENIS
OS BENEFÍCIOS DO DESENHO PARA A SAÚDE
Os cuidados com nossa saúde vão além de cuidar da alimentação e praticar exercícios. Cuidar da mente também proporciona qualidade de vida, e para que nossa cabeça consiga acompanhar o ritmo do nosso corpo, ela precisa estar saudável, afinal, a mente também sofre com patologias e distúrbios.
CUIDANDO DA MENTE PARA TER SAÚDE
Todo mundo sabe que os cuidados com o corpo requerem mudança nos hábitos alimentares, boas noites de sono, evitar o sedentarismo, não fazer uso de álcool e cigarro entre outras mudanças que são essenciais para garantir que o organismo esteja fortalecido e livre de doenças.
Os cuidados com a mente, além de necessitam de tudo isso e um ponto a mais: o controle da ansiedade, estresse, nervosismo, insegurança e outras características que nos atrapalhem a desempenhar nossas atividades diárias. Para controlar esses picos nervosos o desenho é uma aliado.
O DESENHO E A SAÚDE
Desenhar é um hobby muito saudável que pode diminuir o estresse e manter a mente equilibrada, relaxada e livre de preocupações. A arte de desenhar era praticada pelos nossos ancestrais mais antigos, os homens das cavernas, que viram nessa manifestação humana uma possibilidade de se expressar. Assim, desde os temos mais remotos, o desenho é utilizado para beneficiar as pessoas.
Criar os próprios desenhos ou então colorir aqueles que já estão prontos é uma terapia que traz benefícios para a mente e isso se reflete no corpo, porque quando a mente está saudável o cérebro e capaz de manter todas as funções orgânicas em equilíbrio. Quando estiver cansado e nervoso, experimente desenhar ou pintar e sinta os benefícios do desenho para sua saúde e bem estar.